sábado, 26 de fevereiro de 2011

Saudades

26.02 Saudade de acordar de manha cedo e ver a família reunida na mesa e o café fresquinho com pão quente do mercado.
Saudade daquele primo chato que aparece na janela na hora do café pra encomodar, daqueles domingos com TODA a família reunida pra comer aquele churrasco.
Saudades da piazada correndo no pátio e brincando aos montes, das fofocas que as tias tinham pra contar dos vizinhos, e daquela risada que chegava doer a barriga.
Saudade da vó e do vô que comandavam esses almoços, o vô que adorava casa sempre cheia.
Saudade daquelas tardes de domingo em que tu chegava perto da cozinha e sentia o cheiro de feijão novinho que a mãe fazia. Saudade daquelas tardes de verão em que a família toda ficava na frente de casa pra toma chimarrão até cair a noite.
Ah como eram bons esses tempos.. Que saudades.


(Alexsander Antunes)


Dedicado à Antônio José Rodrigues e Doralice de Gois.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Wake up!

13.02 Ou me quer e vem, ou não me quer e não vem… Mas me diga logo pra que eu possa desocupar o coração. Avisei que não dou mais nenhum sinal de vida, e não darei. Não é mais possível. Não vou me alimentar de ilusões. Prefiro reconhecer com o máximo de tranquilidade possível que estou só do que ficar à mercê de visitas adiadas e encontros transferidos.
Eu sou um pouco inseguro, um pouco inconfidente, porque você não entende que eu faço o que eu posso, mas às vezes eu não faço sentido. Eu sou o que você nunca quis dizer, mas eu nunca tive dúvida. É como se não importa o que eu faça, eu não posso te convencer para simplesmente me ouvir dessa vez. Então eu deixo acontecer, observando você virar as costas como você sempre faz. Abaixe o rosto e finja que eu não estou, mas eu estarei aqui.
(Caio Fernando de Abreu e Linkinpark)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Wonderland 5

10.02 - Quantas pessoas você trocaria tudo o que tem pra poder ter de novo?
- Nenhuma.
- Por quê?
- Por que todas as pessoas que merecem tudo o que eu tenho já estão comigo. – doeu, essa doeu mesmo!
- Ah.. – isso, gagueje de novo, imbecil! Por que eu sempre gaguejava quando era desnecessário?
- Garoto, a vida não é um jogo de Nintendo. Não te bastam alguns cogumelos pra sobreviver e se você pisar na cabeça das pessoas elas não morrem, só te odeiam.
- E enquanto à parte de salvar a princesa?
- Bom isso cada um escolhe. Mas se você falha uma vez em salva-la, não tem outra chance por que ela vai embora. Acredite em mim, quando seus heróis simplesmente falham as princesas desistem deles e acabam se contentando com o vilão.
- Seria bom se na vida real nós tivéssemos tantas tentativas quanto conseguíssemos para tentar alcançar a nossa princesa.
- Às vezes temos, mas precisamos de uma bela colocação para esse bônus.
- Eu sei que nós dissemos e fizemos coisas que não devíamos ter feito e dito no passado, Alice, mas só por que a vida não é um jogo de Nintendo nós não precisamos levar ao pé da letra esse negocio de uma única chance de salvar a princesa. Eu ainda não desisti de te encontrar, por que você simplesmente não espera que eu enfrente todos os meus monstros e te alcance? Vai valer à pena!
- Eu já esperei você por bastante tempo. Talvez você não tenha apenas uma chance de encontrar a sua princesa, mas e se na primeira vez você não tenha conseguido adicionais suficientes para ganhar uma segunda?
- Por que você tem um temperamento tão ruim?
- Eu sempre fui assim?
- Não.
- Então, você nem sequer imagina o por quê?
- Alice, se você queria se vingar de tudo o que eu te fiz, você tem toda a liberdade por que eu realmente mereço. Mas você já me deixou anos longe de você e de toda a felicidade que você me trazia, ainda precisa de mais?
- Não quero me vingar de você. Você se lembra que uma vez eu te disse o porquê de eu ter levado tanto tempo pra dizer que te amava? – é claro que eu me lembrava bem, foi uma das primeiras coisas bonitas que ela me disse.
- Lembro sim.
- Pois é, eu demorei pra admitir que gostava de você porquê eu nunca quis gostar de você. Porque eu sabia que eu perderia noites de sono se eu gostasse de você, eu sabia que eu sofreria se tentasse fazer de você alguém diferente do que você era. Eu não tentei mudar você em nenhum aspecto porque você me fez acreditar que estava mudando por si. – é eu vivia dizendo o quanto estava mudando por ela. Agora eu já nem sei se era mentira ou uma verdade disfarçada. – E quando eu passei a acreditar naquilo, eu baixei todas as barreiras que eu tinha feito pra te repelir! Eu me deixei exposta pra que todo aquele sentimento que eu estava lutando para inibir crescesse e tomasse conta. Eu falhei! Falhei em me proteger de você, em manter tudo aquilo longe de mim. Nunca fui boa com sentimentos, você sabe, então quando eu deixei aquilo acontecer foi como mergulhar um alérgico numa substancia tóxica. Eu me afoguei Matt, me machuquei de novo, cai na armadilha que eu tinha um medo horrível de enfrentar. Então, por que você acha que hoje em dia eu tenho esse temperamento de afastar as pessoas, principalmente você?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nove versos à teu respeito

04.02 Há lugares dos quais vou me lembrar por toda a minha vida, embora alguns tenham mudado. Todos esses lugares tiveram seus momentos com amores e amigos, dos quais ainda posso me lembrar. Alguns já se foram, outros ainda vivem. Mas de todos esses amigos e amores não há ninguém que se compare a você. E essas memórias perdem o sentido quando eu penso no seu amor como uma coisa nova. Embora eu saiba que eu nunca vou perder o afeto por pessoas e coisas que vieram antes de você, eu sei que com freqüência eu vou parar de pensar nelas porque eu amo mais a você.
Porque eu sei que é amor, eu não peço nada em troca. Porque eu sei que é amor eu não peço nenhuma prova. Mesmo que você não esteja aqui, o amor está aqui agora. Mesmo que você tenha que partir o amor não há de ir embora.
Eu sei que é pra sempre enquanto durar, e eu peço somente o que eu puder dar. Porque eu sei que é amor, sei que cada palavra importa. Porque eu sei que é amor, sei que só há uma resposta.
Mesmo sem porquê eu te trago aqui, o amor está aqui comigo. Mesmo sem porquê eu te levo assim, o amor está em mim. Mais vivo porque eu sei que é amor.

Esse amor que igual ao teu eu nunca mais terei. Amor que eu nunca vi igual, que eu nunca mais verei. Amor que não se pede, Amor que não se mede, que não se repete. Quando você chegar em casa, eu quero abrir a porta. Não quero estar de fora onde você estiver. Amor igual ao teu eu nunca mais terei. Amor que eu nunca vi igual, que eu nunca mais, nunca mais verei.
E como recompensa, pra você guardei o amor que nunca soube dar. O amor que tive e vi sem me deixar, sentir sem conseguir provar, sem explicar, e repartir. Pra você guardei o amor que sempre quis mostrar. O amor que vive em mim, vem visitar, sorrir, vem colorir, ensolar, vem esquentar e permitir. Guardei sem ter porque, nem por razão ou coisa outra qualquer. Além de não saber como fazer pra ter um jeito meu de te mostrar. Achei tudo vendo você, e explicação nenhuma isso requer. Se o coração bater forte e arder, no fogo o gelo vai queimar. Pra você guardei o amor que aprendi, vem dos meus pais. O amor que tive e recebi e hoje posso lhe entregar. Seu cheiro de ar na cor do arco-íris, arrisca ao me fazer levitar.
Então os seus olhos fazem as estrelas parecerem que não têm brilho, seu cabelo recai perfeitamente sem precisar fazer nada. Você é tão lindo, e eu queria lhe dizer todo dia. Quando eu vejo o seu rosto não há nada que eu mudaria, pois você é incrível exatamente como você é. E quando você sorri o mundo inteiro para e fica olhando por um tempo. Pois você é incrível exatamente como você é. Seus lábios, eu poderia beijá-los o dia todo se me permitisse. Sua risada é a vista mais perfeita do meu dia.
Saiba que por você eu dançaria tango no teto, limparia os trilhos do metrô, iria a pé do Rio à Salvador... Eu aceitaria a vida como ela é, viajaria a prazo pro inferno, eu tomaria banho gelado no inverno. Eu mudaria até o meu nome, eu viveria em greve de fome, desejaria todo o dia a mesma pessoa! Você! Por você.. Conseguiria até ficar alegre, pintaria todo o céu de vermelho, por você!
E de repente a dor de esperar terminou, e o amor veio enfim. Eu que sempre sonhei mas não acreditei muito em mim. Vi o tempo passar, o inverno chegar outra vez, mas desta vez todo pranto sumiu e um encanto surgiu, meu amor. Você é mais do que sei, é mais que pensei, é mais que esperava. Você, é algo assim, é tudo pra mim, é como eu sonhava. Sou feliz agora!
Por isso eu gosto tanto de você que até prefiro esconder, deixo assim ficar subentendido.Como uma idéia que existe na cabeça e não tem a menor obrigação de acontecer. Eu acho tão bonito isso de ser abstrato, a beleza é mesmo tão fugaz. É um sentimento que existe na cabeça e não tem a menor pretensão de desaparecer. Pode até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então! A alegria que você me dá, isso aparece sem eu dizer.
E hoje eu sei que você é o amor da minha vida daqui até a eternidade, nossos destinos foram traçados na maternidade. Paixão cruel desenfreada, te trago mil rosas roubadas pra desculpar minhas mentiras, minhas mancadas.
Exagerado, jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado. Adoro um amor inventado!
Eu nunca mais vou respirar se você não me notar, eu posso até morrer de fome se você não me amar. E por você eu largo tudo, vou mendigar, roubar, matar. Até nas coisas mais banais, prá mim é tudo ou nunca mais. E por você eu largo tudo, carreira, dinheiro, canudo. Até nas coisas mais banais, prá mim é tu ou ninguem mais.
(Beatles, Titãs, Cidade Negra, Nando Reis, Bruno Mars, Lulu Santos, Tim Maia, Cazuza)